Cliente: Uros
Projeto: desenvolvimento de logo e identidade visual
O nome Uros foi sugestão da própria startup que desenvolveu esse produto que possibilita o controle, à distância, via smartphones e tablets, de equipamentos eletrônicos e de matizes luminosas em ambientes domésticos e/ou comerciais.
Segundo os líderes da startup, o nome sugerido refere-se à fusão de duas partes:
1. Ur – relacionado à mitologia nórdica, diz-se daquele que tem força.
2. Os – se refere a “operation system”, ou sistema operacional.
Da junção dessas ideias, surge “Uros”.
Como solução para o desenvolvimento, me apoiei na ideia da mitologia, indo buscar referências em símbolos antigos. Desta pesquisa, cheguei ao Futhark, um conjunto de caracteres utilizados por povos nórdicos. Esse conjunto de símbolos possui uma identidade construtiva formada por linhas retas, pontiagudas e angulações simétricas, que compõem grande parte de seus caracteres. A partir deste conceito, construí um logotipo, desenvolvendo de uma tipografia baseada em linhas retas e ângulos de 45 graus.
Durante o desenvolvimento do projeto, alguns feedbacks de possíveis usuários do sistema alertaram os líderes da startup para a relação imediata do termo “Uros” à ideia de “urologia”, o que poderia ser considerado um ponto fraco da marca. Como solução, foi sugerida a troca de posicionamento entre as vogais “U” e “o”, que resultaria na palavra “Orus”. Tal termo, coincidentemente, pertence a um campo semântico e simbólico semelhante ao da mitologia nórdica, estando, porém, em outro universo: o egípcio. Nesta mitologia, Horus é o Deus que tem o poder de tudo ver, o que dialoga com a proposta inicial e também com o objetivo do dispositivo.
Até a postagem deste projeto, o dispositivo se encontrava como protótipo. O nome Uros/Orus bem como a proposta de logo até então desenvolvida foram abandonadas e substituídas por uma terceira opção: roomie, cuja identidade visual está sendo desenvolvida por outra equipe.