Cliente
Programa UFCTV
Contexto
O programa UFCTV, produzido pela Universidade Federal do Ceará, seguia os passos da universidade que passava por uma época de mudanças. Suas diversas mídias de comunicação receberam novos projetos e identidades visuais.
Trabalho
Desenvolvimento de logo e identidade visual para o programa de TV, apoiado no discurso visual dos demais veículos de comunicação da universidade.
Solução
Foi buscado trabalhar algum elemento gráfico que imprimisse unidade visual ao coletivo. O elemento escolhido foi a chama, um dos ítens principais do brasão da Universidade Federal do Ceará. Nesse brasão, existem três tochas acesas, que representavam, quando da criação do brasão, as três áreas do conhecimento que compunham seus cursos: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Décadas depois, as tochas simbolizam o tripé da instituição: ensino, pesquisa e extensão. A primeira logo do Programa UFCTV foi utilizada entres os anos de 2007 e 2012.
A antiga marca do Programa UFCTV buscava representar as cores e as ondas das transmissões de TV, brincando também com um dos símbolos do estado do Ceará, o mar. A forma quadriculada fazia alusão ao formato da tela de TV, e sua inclinação indicava movimento.