Cliente Revista Universidade Pública – UP
Contexto Após o primeiro ano de seu atual projeto gráfico, a publicação precisava de uma marca nova, que dialogasse com os processos de aprimoramento que passavam os produtos de comunicação da Universidade Federal do Ceará.
Solução A marca proposta assina seu nome como UP, assinatura essa que a revista tem utilizado em entrevistas e ao final de cada matéria desde sua primeira edição, em 2000. Com isso, o veículo pretende consolidar seu nome UP, e assim facilitar a leitura, a citação e a memorização. Visualmente, o novo logo tem composição sintética: as letras U, P, um ponto entre elas, e uma chama, protegidos dentro de uma caixa retangular. A chama faz parte da identidade que vem sendo utilizada em outras marcas da UFC (Brasão UFC, J.U, UFCTV, Estilo UFC), representando a luz do saber, do conhecimento, e suas três faíscas fazem alusão ao tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Apesar de representar uma sigla, as letras em minúsculo fazem referência ao mundo web e à tecnologia contemporânea. O ponto entre as letras impede a possível confusão com a palavra inglesa “up”. A tipografia escolhida remete ao primeiro logo da revista, com o uso de uma fonte serifada. A caixa de proteção segue a proporção de um retângulo áureo, que também é utilizado na foto central da nova proposta de capa, como pode ser observado nas imagens apresentadas. As cores padrão da nova marca são o azul, cor da UFC, o branco e o amarelo, na chama. Nas capas da revista, no entanto, as cores não são fixas, podendo ser modificadas de acordo com a composição geral pretendida.
Em tempo A revista, que tinha mais de 10 anos, teve sua última edição lançada em 2013 (segundo o portal da universidade). A marca proposta ainda não foi utilizada.